Um netbook elegante e espaçoso



O mercado nacional de netbooks anda incrivelmente movimentado. Ainda não tem o vigor dos EUA ou da Ásia, onde já estão começando a surgir modelos extremamente sofisticados com recursos de "micro grande" como placas 3D dedicadas ou decodificadores de vídeo em alta definição, mas não há falta de modelos para todos: desde quem quer gastar pouco e se contentam com o básico, a modelos para quem precisa estar sempre conectado, com modems 3G embutidos e bastante espaço em disco.O X110, produzido pela LG, é mais um entre estes muitos modelos.
Seu visual é básico, porém elegante: o modelo que testamos tinha exterior branco "geladeira" e interior em champagne (que a LG chama de prata), embora também haja uma combinação em preto/branco. Já a configuração segue o padrão de quase todo netbook no mercado: processador Intel Atom de 1.6 GHz, 1 GB de RAM e 160 GB de espaço em disco.Também há três portas USB para periféricos, um leitor de cartões de memória SD / Memory Stick, saída para monitor VGA externo, porta Ethernet (10/100 Mbps) para rede cabeada, entrada para microfone e saída para fones de ouvido. O monitor de 10 polegadas tem resolução de 1024 x 600 pixels, e acima dele fica uma webcam de 1.3 MP, que captura vídeos de excelente qualidade.O pacote de software é modesto, composto pelo sistema operacional Windows XP Home, o "Xtreme Surround System", software que emula um sistema de som surround nas caixinhas de som embutidas, externas ou fones de ouvido, o CyberLink YouCam, que permite capturar vídeo com a webcam, adicionar animações e efeitos e enviar o resultado para o YouTube, e um pequeno pacote com utilitários da LG, entre eles uma "lupa" para aumentar objetos na tela e um gerenciador de conexões Wi-Fi.
Tem ou não tem 3G?
Um detalhe certamente vai causar muita confusão entre os usuários na hora da compra: há no mercado duas variantes do LG X110. A primeira, vendida apenas nas lojas da operadora Vivo, tem um modem 3G embutido. Já a segunda versão, que analisamos neste teste, é vendida no varejo em geral e não tem o modem.Pra complicar as coisas, esta versão tem um slot para um SIM Card atrás da bateria, o que faz com que muita gente acredite que há um modem. No entando tal slot é vazio, e para piorar a situação qualquer SIM Card colocado ali vai cair dentro da máquina e só poderá ser removido após uma visita à assistência técnica. Portanto, se o modem 3G lhe interessa, verifique com atenção a configuração da máquina antes de assinar o cheque.O teclado, uma das partes mais importantes em um netbook, é bastante agradável. As teclas tem tamanho consistente, e seguem o layout de um teclado de um portátil comum. O trackpad, entretanto, é um pouco estranho já que é quadrado. Os "botões" do mouse ficam em uma barra abaixo do sensor, pequena porém fácil de usar.
O que dá pra fazer nele?
O desempenho está na média de outros netbooks no mercado. Dá e sobra para tarefas como navegar na web, ouvir música, assistir vídeos e até mesmo rodar alguns jogos mais simples, como o viciante "Plants vs. Zombies", da PopCap, o tipo de jogo casual que cai como uma luva em uma máquina destas. Também rodamos alguns vídeos em alta definição (720p, 1280 x 720 pixels), sem maiores problemas.Infelizmente, outra parte muito importante decepcionou: a bateria. Em nossos testes em uso típico (navegação web, reprodução de músicas, edição de textos) ela aguentou em média uma hora e 45 minutos, o que o qualifica como o netbook com a menor autonomia entre todos os modelos já testados pelo iG Tecnologia.Já seria uma autonomia ruim em um notebook tradicional, e é pior ainda em um netbook, cujo apelo é justamente a "ultra mobilidade". É muito menor que a de outros netbooks com configuração similar. Aliás, esse é outro problema do X110: ele não se destaca em um mar de outras opções. O modelo com modem 3G parece mais interessante, mas você fica restrito a uma única operadora, o que não é uma boa idéia.Com características comuns e baixa autonomia de bateria, fica difícil recomendar o LG X110 a qualquer consumidor interessado em um netbook. Ainda mais considerando o preço sugerido pelo fabricante, de R$ 1.849, muito superior ao de modelos com configuração idêntica como o Mobo White 1080, da Positivo Informática, ou ASUS EeePC 1000HE, da ASUS. Na hora da compra, pesquise outras opções. Com tantas ofertas por aí, não vai ser difícil encontrar algo do seu agrado

0 comentários:

Postar um comentário

© 2008 Por *Templates para Você*